7/06/2006


PENSAMENTO ALEATÓRIO. SERÁ?



Moisés não foi feito para reger. Crê-se que recusou ao próprio Deus a tarefa de falar aos israelitas para se cumprir o êxodo.

Era humilde. E nenhum homem se enganaria ao confundir o seu carácter parco com um dum escravo desalmado. Acredita-se que quando Jeová permitiu que ele fosse o único a vislumbrar-Lhe a face, amedrontou-se e virou servilmente as costas, não se achando digno.

Nenhum outro estadista numa só vida deu a constituição, o código civil, a moral, a ética profissional, aconselhamento familiar e matrimonial, princípios que extendem da medicina à agricultura e as regras de etiqueta e higiene a uma nação. Muito menos trouxe milhões de sandálias hebraicas e relutantes a cruzar o ermo egípcio até casa, usando só dum cajado.

E no entanto, poucos odiariam tanto a autoridade humana quanto ele.

NVNO DIXIT

1 Comentários:

Blogger Nuno Fonseca disse:

DISCLAIMER:

Se lerem atentamente, este post relata apenas o Moisés histórico. OFL não se identifica colectivamente com qualquer religião, não obstante das dos seus Fazedores. Dito isto, quaisquer conexões judias, islâmicas ou cristãs nominais --visto que TODAS reconhecem esta entidade profética -- estão postas de parte.

Obrigado.

julho 20, 2006  

Enviar um comentário

<< Home